Assisenses na Conferência Estadual em Ribeirão Preto

Delegados assisenses participam das Conferências Lúdica e Convencional Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente que aconteceu na cidade de Ribeirão Preto, entre os dias 14 a 16 de agosto. A participação de dois delegados mirins assisenses que representaram, juntamente com outros seis adolescentes, a região de Marília. As crianças, Gabriel Arantes Castilho, de 11 anos, e Richard Ferreira dos Santos, de 12 anos, foram eleitos durante a etapa regional, que aconteceu em Assis no início do mês.

Durante os três dias, crianças e adolescentes de todo o Estado puderam discutir melhorias nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer e cultura e, também, participar de oficinas lúdicas com jogos e brincadeiras com o intuito de trazer a tona as questões dos direitos infanto-juvenis de forma prazerosa e divertida. “Gostei muito de ter tido essa oportunidade porque conheci novos amigos, interagi com outras pessoas e pude aprender muito com elas”, relata Gabriel.

Ao final da Conferência Lúdica, foram escolhidos os delegados mirins (crianças e adolescentes), que levarão as propostas elaboradas durante o evento para Brasília, onde acontecerá a Conferência Nacional, em 2016. O pequeno Gabriel foi eleito como suplente, “Estou muito feliz e espero conseguir participar”, diz.

Após a Conferência Lúdica, aconteceu a Conferência Convencional dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos dias 16 a 18 de agosto, onde foram discutidas propostas de acordo com cinco eixos:  I- Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; II- Proteção e Defesa dos Direitos; III- Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; IV- Controle Social da Efetivação de Direitos e V- Gestão da Política dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

De acordo com Heloísa Rogone, Presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente de Assis – CMDCA e delegada na Conferência, as propostas visam a melhoria na vida das crianças e adolescentes com a elaboração do Plano Decenal que será norteador de políticas públicas voltadas para os jovens. “Essas propostas tem como principal objetivo a garantia dos direitos básicos de crianças e adolescentes brasileiros”, esclarece.

Participaram da Conferência Convencional seis delegados assisenses dentre os 12 que representaram a região. A Conselheira Tutelar, Magda Teodoro de Arruda, foi eleita como delegada titular para compor a última etapa da conferência, que será realizada em Brasília no próximo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *