Autismo
Ainda que não tenha uma causa específica definida, o autismo é conhecido como uma Síndrome, ou seja, um conjunto de sintomas que pode variar o seu grau de comprometimento e atinge todas as classes sociais, em todo o mundo, como em qualquer síndrome. Com mais frequência ela aparece em indivíduos com deficiência mental profunda ou com um grave transtorno do desenvolvimento da recepção da linguagem. O autismo é mais comum em meninos do que em meninas e manifesta-se antes dos 3 anos de idade.
Leo Karnner (psiquiatra austríaco radicado nos Estados Unidos) foi o primeiro a classificar o autismo em 1943, e em umas de suas obras afirma que o autista apresenta “um isolamento extremo desde o início da vida e um desejo obsessivo pela preservação da rotina”. Logo após, em 1944, Hans Asperger pesquisou e classificou a Síndrome de Asperger, (Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), resultante de uma desordem genética), um dos espectros mais conhecidos do Autismo.
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas, símbolo do Autismo.
SINTOMAS COMUNS
A maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança variando em intensidade de mais severo a mais brando, conforme a ASA (Autism Society of American).
No relacionamento com outras pessoas o autista apresenta dificuldade na comunicação e usa gestos em vez de palavras, utilizando alguém próximo com instrumento para conseguir o que quer; outra característica é um riso inapropriado para determinada situação; em relação ao contato visual, há pouco estabelecimento, não olha as pessoas diretamente nos olhos; age como surdo; não gosta que outros o toque; apresenta preferência pelo isolamento; frequentemente gira objetos e brinquedos, além de cheirá-los constantemente; muitas vezes apresenta comportamento hiperativo ou inativo; não responde à métodos de ensino considerados normais; apresenta não ser sensível à dor; muito resistente em mudar a rotina. Essas são algumas características do autismo, que é uma alteração cerebral, no desenvolvimento psiconeurológico, a qual é apresentada com uma desordem que compromete o e afeta a capacidade da pessoa em se comunicar, compreender e falar, afetando, assim, o seu convívio social.
2 de abril é o Dia MUNDIAL da conscientização do AUTISMO
(World Autism Awareness Day)