Linguagem de Libras
Com estruturas gramaticais próprias, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) existe para possibilitar a inclusão social de pessoas com DA (Deficiência Auditiva), porém não basta saber os sinais, é necessário conhecer a gramática, a qual apresenta estrutura própria, utilizando as mãos, movimentos articulatórios, pontos do corpo onde os sinais são feitos que, em conjunto, formam as unidades básicas da linguagem. Assim, gestos soltos e mímicas não são considerados LIBRAS e, como qualquer outra língua, há diferenças regionais e por este motivo é necessário observar a região onde se encontra.Pela Lei Nº 10.436, de 24 de ABRIL de 2002, no artigo primeiro consta que “É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados”.
Utilizando muito afeto em seus sinais, além da estrutura teórica, a pedagoga Raquel Pereira Vieira atende as crianças no S.E.R. com Deficiência Auditiva usando a linguagem dos sinais. A Entidade recebe para o atendimento multidisciplinar João Guilherme e Lisnara, os quais passam pelo setor de Raquel – o da Socialização I, onde recebem atenção exclusiva.
Com as crianças ela canta (utilizando a musicalização em sinais), histórias infantis com gestos, na parte pedagógica faz uso do alfabeto em Libras, estimulação, utiliza meios de trabalhar as Libras também na informática; já na ludoterapia, brinca com jogos da memória e brinquedos variados. Raquel é toda amor nos atendimentos, demonstrando um sentimento especial às crianças especiais e confidencia que seu grande sonho é “um dia poder trabalhar em uma sala repleta de pessoas que utilizam essa linguagem, a linguagem dos sinais. E eu sei que um dia vou conseguir!” Raquel manifesta sua opinião a respeito da necessidade de um intérprete também em lojas, hospitais, bancos e não só em escolas, “pois o deficiente auditivo vive em sociedade” e é natural que ele vá precisar utilizar esses serviços e, por diversas vezes, já presenciou situações em que foi preciso interferir para que o DA fosse atendido.
Para maiores informações a respeito acesse o site www.libras.com.br