Prêmio de Inovação Social

Trabalhos de entidades socioassistenciais paulistas são reconhecidos pelo Prêmio de Inovação Social. Cerca de 140 projetos foram inscritos, apresentando iniciativas inovadoras que ajudam no desenvolvimento da sociedade e servem de modelo para outras organizações.

“Inovação” não é uma característica exclusiva da economia e tecnologia. Deve fazer parte do dia-a-dia de todos, nos mais diversos setores, lugares e circunstâncias. Pensando nisso, a Secretaria de Desenvolvimento Social lançou o I Prêmio de Inovação Social do Estado de São Paulo. A premiação das organizações finalistas aconteceu no dia 28 de novembro, no Salão dos Pratos – Palácio dos Bandeirantes, com a presença do secretário estadual Rogerio Hamam.

Cerca de 140 projetos de entidades sociais, que atuam no Estado de São Paulo e oferecem serviços de Proteção Social Básica, Especial de Média Complexidade ou Especial de Alta Complexidade, foram inscritos. Destas, 80 foram premiadas por suas ações inovadoras e que servirão de modelo para outras organizações. As demais receberam Certificado de Reconhecimento de Inovação Social.

A Frente de Inovação Paulista tem como principal meta incentivar, promover e motivar a inovação, reconhecendo o trabalho de quem dedica sua vida a atender quem é menos favorecido. Por meio desta iniciativa, buscam-se projetos e ações que podem trazer ainda mais benefícios à população mais vulnerável. São inúmeros exemplos de boas práticas que podem servir como incentivo para o verdadeiro Desenvolvimento Social.

Inovações Sociais são métodos, modelos, processos, tecnologias, produtos ou serviços que tenham sido implementados de forma inovadora e contribuíram diretamente para o desenvolvimento social do Estado. O Prêmio é uma ação tão importante e diferenciada, que motiva empresas, entidades e a sociedade civil a pensar criativamente no social e no próximo.

Premiação

Os critérios usados pela Comissão Julgadora na avaliação dos projetos foram: promoção, articulação, gestão e sustentabilidade. O Prêmio de Inovação Social possuiu três categorias: Proteção Básica, com 13 premiações; Proteção Especial de Média Complexidade e Proteção Especial de Alta Complexidade, com sete premiações cada.

Foram consideradas vencedoras três práticas por categoria que reuniram o melhor grau de desempenho em relação aos critérios de avaliação estabelecidos. Na colocação geral, os três melhores de cada categoria também receberam uma premiação. A iniciativa visa o reconhecimento público, promoção e difusão de práticas bem sucedidas, implementadas pelas organizações da sociedade civil que atuam mediante repasses diretos e indiretos da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

“Reconhecer publicamente essas entidades sociais que trabalham com afinco e buscando sempre soluções inteligentes é uma forma de motivar a sociedade como um todo a investir mais em inovação, principalmente na área social. O reflexo é positivo e beneficia diretamente a população atendida”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *